A depressão, ou quadro depressivo, é uma condição onde a pessoa se encontra sentindo um sofrimento ou tristeza elevada por um período de tempo longo. Estima-se que até 2030 cerca de 30% da população terá depressão. Hoje é a 2º causa de mortes no mundo, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares. É 1ª causa de suicídio entre jovens de 18 a 29 anos.
A depressão pode ter causas biológicas e/ou cognitivas. Estresse, insuficiência de nutrientes e falta de atividades físicas podem ser alguns dos fatores que causam algum tipo de quadro depressivo em uma pessoa. Circunstâncias da vida, como a perda de um ente querido, o término de um relacionamento, a demissão de um trabalho, baixa autoestima, transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade ou, por exemplo, não ter ainda alcançado alguma condição em que se está buscando alcançar pode levar uma pessoa a ter pensamentos de tristeza ou pensamentos sabotadores que, se durarem muito tempo, podem conduzi-la para um quadro depressivo. A boa notícia é que a depressão tem cura e um profissional vai saber como te ajudar durante sua jornada de cura.
Depressão não é motivo para sentir vergonha e nem para sentir qualquer tipo de culpa. Um grande percentual da população mundial teve ou terá no futuro algum quadro depressivo. O tratamento, assim como a duração, depende muito de pessoa para pessoa e é importante que todos aqueles que não estão se sentindo bem busquem ajuda especializada, pois o profissional vai ajudar essas pessoas a entenderem com calma todo o quadro depressivo e se usará de técnicas para auxiliar esses pacientes. Em alguns casos, será necessário o tratamento medicamentoso, e o terapeuta saberá conduzir o paciente caso haja essa necessidade de um trabalho multidisciplinar, ou seja, terapeuta e psiquiatra.
Alguns sintomas da depressão são: fadiga, Insônia, diminuição do desejo sexual (libido), tristeza profunda, irritabilidade, ansiedade, sensação de vazio, dores crônicas que não respondem aos tratamentos ou até mesmo pensamentos ou tentativas de suicídio.
A depressão é uma doença séria e a pessoa deve ser compreendida como alguém que está sofrendo. Diferentemente de outras doenças que têm sintomas visíveis ou que podem ser diagnosticadas por meio de um exame laboratorial, a pessoa com depressão muitas vezes pode apresentar sintomas não visíveis aos outros, ou sintomas que a própria pessoa não saiba explicar ou externalizar. Esse é um fator que muitas vezes faz a pessoa demorar a buscar ajuda. Em muitos casos quem sofre tem vergonha de se sentir como está, ou teme a forma como familiares, amigos e colegas vão tratá-la quando falar que está com depressão ou que está fazendo tratamento psicológico. Infelizmente, muitas pessoas próximas da pessoa depressiva, na intenção de ajudar, acabam falando coisas que pensam ser uma forma de incentivo, mas acabam errando. Isso não quer dizer que não precisamos da ajuda da família, dos amigos e colegas. A família, amigos e colegas, assim como as atividades, locais e demais coisas que essa pessoa valoriza na vida, são importantíssimas para o processo de cura.
Se você não está se sentindo bem, se você está com alguns sintomas, ou familiar, ou conhece alguém que está com algum desses sintomas, procure ajuda. Saiba que toda doença quanto antes for tratada, principalmente nos estágios iniciais, é fator determinante para a cura.