Finalizando a série de artigos sobre mudanças que você pode realizar em sua vida para criar uma base sólida para as demais áreas, hoje falarei sobre a importância da atividade física, sobre meditação e tempo de qualidade e terminarei explicando sobre organização. Lembro que esse é o terceiro de uma série de três artigos. Leia a parte 1 e 2 clicando abaixo.
Mudanças que podemos iniciar hoje (parte 1)
Iniciando mudanças na prática (parte 2)
A atividade física é fundamental para a saúde do corpo e saúde mental. Assim como a boa alimentação, a hidratação e uma boa noite de sono deixam uma pessoa mais disposta, a atividade física faz a mesma coisa, só que eleva esse benefício em um indivíduo, evitando que se canse com facilidade e colaborando para que desempenhe as funções do dia a dia com mais vitalidade.
Um fator curioso dessa dica é que ela colabora diretamente com as três anteriores, pois uma pessoa que pratica exercícios físicos com regularidade é alguém que normalmente vai sentir mais fome, podendo usar a oportunidade para se adaptar a uma dieta mais saudável. Essa pessoa, por se exercitar, vai perder mais líquido ao suar e consequentemente vai sentir mais sede, criando um hábito de ingerir mais líquidos, assim como dormir melhor, pois terá um dia mais ativo, então sentirá uma maior necessidade de descanso durante a noite e pode ir dormir em horários mais adequados.
Ao praticar exercício físico, uma série de hormônios são produzidos em maior quantidade, como a serotonina, que é conhecido como o hormônio da felicidade, que ajuda na diminuição do estresse e auxilia no bem estar e relaxamento. Há também uma produção maior de dopamina, que ajuda a abrir o apetite (olha a alimentação!), melhora o estresse e a concentração. Nota-se também um aumento da endorfina, que auxilia na capacidade do corpo ao lidar com a pressão e o estresse.
A prática frequente de exercícios físicos diminui a chances de doenças como a depressão, além de melhorar a pressão arterial, a saúde dos músculos, diminui a propensão à diabetes e mais uma lista enorme de comorbidades que podem surgir com o sedentarismo. Outro fator importante que deve ser observado, e que talvez você use o tempo em que esteja praticando atividade física para também fazer é tomar sol! Os raios solares, principalmente até as 10h e após as 16h, são excelentes para o corpo, ajudando na produção de vitamina D, na regulação do sistema imune e do sono. Tomar sol é algo fundamental, e você pode fazer isso enquanto pratica atividades físicas. Caso faça exercício em ambiente fechado, dedique um tempo para tomar sol. Aproveite e não se esqueça do protetor solar!
Antes de iniciar a prática esportiva a dica é consultar um médico, principalmente se a sua intenção for praticar exercícios de alta intensidade, como a corrida ou musculação. Se você está sedentário(a), o correto é iniciar com caminhadas leves, levando sempre contigo uma garrafa d’água para se hidratar! A consulta pode ser agendada com um clínico geral, e ele poderá solicitar exames ou te encaminhará para outros consultas, como com um cardiologista, caso entenda ser necessário.
Há uma variedade de atividades que podem ser feitas, tanto pagas como gratuitas, dentre elas se matricular em uma academia para fazer musculação, uma arte marcial ou crossfit. Também é possível praticar natação, corrida de rua, caminhada, etc. Se você sente que te falta motivação, uma boa dica é tentar se enturmar com pessoas que praticam a mesma atividade que lhe desperta interesse. Lembro a todos que o futebol, o vôlei, ou qualquer outra prática esportiva de fim de semana deve ter atenção. Não que praticar esportes no fim de semana seja ruim, entretanto a prática de exercícios apenas no fim de semana não é aconselhável. O prudente é ter uma prática frequente, pois assim seu corpo e seu sistema cardíaco se adaptam adequadamente. O tempo de descanso também é muito importante.
Os benefícios da atividade física frequente são imensos para a saúde do corpo e da mente, por isso comece a tua caminhada e marque uma consulta com o teu clínico geral, hoje mesmo!
Agora vamos falar sobre meditação, tempo de qualidade.
A nossa saúde mental depende de vários fatores, como alguns já anteriormente elencados, mas também de estímulos positivos. Diante de toda a demanda que se tem, é necessário conservar práticas que trazem momentos de satisfação diariamente. Essa satisfação pode tanto ser direta como indireta, por exemplo:
Satisfação direta: conversar com um familiar ou um amigo, sentindo uma alegria direta com o ato em si.
Satisfação indireta: ler algumas páginas de um livro, podendo não sentir, dependendo do tema, uma satisfação direta com a ato da leitura, mas sentindo a satisfação de saber que está fazendo algo bom para si mesmo.
Você pode intercalar durante a semana atividades que te trazem os dois tipos de satisfação. Tenha sempre o bom senso de saber que nem tudo aquilo que te traz uma boa sensação deve ser feito por você, pois isso pode impactar negativamente na tua vida. Como exemplo, não é bom comer bolo de chocolate todos os dias, mesmo sendo prazeroso. Dentre as práticas que você pode fazer, podem estar ouvir música, ler sobre algo que gosta, fazer um trabalho manual, adquirir um hobbie, tocar um instrumento, estar com pessoas que ama, aprender idiomas, e… vamos deixar as coisas ainda mais interessantes: aprender atividades como cozinhar, assim cuidando melhor da tua alimentação, e fazer atividades físicas em grupo, podendo ser não somente uma prática para desenvolver seu condicionamento físico, mas também uma oportunidade de descontração durante o seu dia.
A maior parte das dicas que estou fornecendo nessa série de artigos podem ser integradas, te auxiliando a organizar vários âmbitos da sua vida ao mesmo tempo. Outra prática muito benéfica é a meditação, onde você tira um momento para prestar atenção a sua respiração e a organizar os seus pensamentos. Se segue algum tipo de fé, também pode dedicar um tempo diário à prática.
Falando em organizar a vida, vamos falar agora da importância da organização.
Para colocar em prática todas as dicas fornecidas nesta série de artigos, é necessário organização. Não é difícil fazer isso por um dia ou uma semana, mas é mais desafiador ter isso como um hábito, já que, exceto os exercícios físicos que exigem dias de descanso, todos os outros serão realizados 365 dias no ano. É claro que você pode, se não tiver nenhuma restrição médica, comer fast food um dia ou outro, mas isso é algo eventual.
É necessário que você organize a tua vida e os teus horários para criar novos hábitos, pois o tempo é algo que parece cada vez mais escasso diante de tantas demandas que todos temos. No começo, até esses hábitos estarem consolidados em você, a dica é que crie um cronograma semanal de atividades. Isso pode parecer meio chato, mas você verá com o tempo que é uma alternativa muito eficaz. Talvez você tenha a sensação de que o tempo passa em alguns momentos e que nem percebeu. As vezes é pior, pois nota que ficou mais tempo fazendo uma coisa que não queria, como zapear em alguma rede social, e que as horas simplesmente passaram. Por isso é tão importante definir horários, obedecendo-os fielmente em situações comuns do dia a dia.
Aqui entra também o bom senso, pois podem surgir demandas mais importantes, de forma emergencial, por exemplo: você definiu que vai fazer exercícios hoje às 20h, mas algum ente querido está com passando mal, então o correto é não fazer o exercício, mudando por fazer o que for necessário nessa nova situação, levando essa pessoa ao médico, ou caso não seja necessário, cuidando e ficando junto dela. A organização sempre tem que priorizar o bom senso.
Hoje há diversos aplicativos que nos lembram das coisas, dando alertas em horários que determinamos. Um bom exemplo é o aplicativo Agenda do Google, onde é possível escrever a tarefa e pedir para ele alertar 30 minutos antes. Caso não tenha, você pode baixar no seu aparelho e criar um lembrete de teste, para ser avisado daqui uma hora. Conforme se familiarizar com a ferramenta você verá que ela é simples de usar.
A desorganização cria um estado emocional de angústia e ansiedade, pois a pessoa perde um senso de direção. Muitas pessoas não conseguem ter bons hábitos pois julgam que não conseguirão ser constantes, então nem iniciam. A organização é para que você entenda a sua rotina e que não desperdice tempo. Você precisará organizar a sua alimentação, portanto, talvez tenha que ir ao mercado com mais frequência, ou leve mais tempo para preparar a comida no começo dessa nova fase. Os horários de alimentação tem de ser quase sempre os mesmos todos os dias e exigirão de você mais tempo, pois precisará comer com calma.
A hidratação é algo que vai acontecer o dia todo, então é mais uma questão de hábito do que de horário. A única mudança que vai acontecer é que talvez você vá mais vezes ao banheiro, mas isso não é um problema. Na hora de dormir, você não pode se distrair com outras coisas, passando exageradamente do horário. Se decidiu que hoje lerá um livro, verá o episódio de uma série, tenha em mente os seus horários, para não se perder: o tempo de qualidade é fundamental! O exercício físico talvez seja o que mais vai exigir organização num primeiro momento, logo, saiba onde vai fazer, em que horário, por quanto tempo…
Organizada a tua vida para que tudo corra bem, tenha certeza que isso te trará mais tranquilidade e que você perceberá que é possível ter uma vida saudável mesmo diante de tantas demandas. Com toda essa base estabelecida, com certeza você se sentirá com mais disposição, com menos ansiedade e mais confiante.
Aqui finalizo essas dicas e estou à disposição para te ajudar no que for necessário. Lembro a todos que essas mudanças de hábitos não substituem o tratamento psicanalítico, mas são com certeza hábitos que você deve começar a organizar hoje na tua vida!