Muitas pessoas se perguntam o que podem fazer atualmente para cultivar um estado de mais tranquilidade no dia a dia, faça ela um acompanhamento psicológico ainda ou não. Os tempos são difíceis, mas há algumas atitudes que são comuns a todos, que se corretamente aplicadas, serão fundamentais para o bem estar da pessoa. Sei que é uma época pesada, que para grande parte das pessoas têm sido um período de muitas dificuldades, tribulações, perdas e que ainda conserva em si uma série de incertezas para o futuro. Diante de tanto pesar, o que é possível fazer para se sentir melhor?
A resposta é sim! Sempre há algo bom que podemos fazer por nós mesmos e por aqueles que amamos, por aquelas pessoas que queremos bem e dedicamos parte do nosso tempo para cuidar. As dicas aqui contidas têm uma visão clara da realidade, pois sei que nada está fácil: o mundo vive uma pandemia, há milhares de desempregados, o preço de tudo disparou, etc.
Este é o primeiro de uma série de três artigos, onde falarei sobre como podemos estruturar alguns âmbitos da vida, para que todos criem uma base sólida para lidar com todo esse turbilhão de emoções que nós nos deparamos ao longo da vida.
É natural uma pessoa sofrer por suas perdas, sentir uma certa ansiedade devido às incertezas, mas ela não pode deixar que isso conduza sua vida. É necessário direcionar as emoções a um lugar de força e esperança, organizando o que está mais ao próprio alcance. Tratar da saúde mental é realmente importante para todos, mas falarei sobre alguns passos iniciais que todos podem dar. Eu quero te ajudar nesse processo!
Vamos nos pautar inicialmente nesses pilares:
Temos aqui seis pilares fundamentais – falarei melhor sobre eles nos próximos artigos – e a organização deles dá a todos uma consistente dose de estabilidade.
Alguns fatores do dia a dia devem ser vistos com atenção, pois manterão o corpo bem disposto e a mente mais tranquila, para que se possa lidar com emoções diversas que venham a surgir. Mesmo a pessoa que necessita de ajuda farmacológica em seu tratamento deve prestar atenção a esses fatores. Inicialmente, observe com mais atenção a qualidade dos alimentos que você está comendo e a quantidade de água que bebe diariamente: isso nutre o teu corpo.
Se esforce para dormir e acordar em horários regulares, e durma no mínimo sete horas por noite. Faça atividades físicas com regularidade. Não precisa se matricular em uma academia, caso não possa ou não queira, mas comece a se movimentar. Uma caminhada leve, de pelo menos meia hora, no mínimo quatro dias na semana, pode ser um auxílio fundamental: descanse e trabalhe seu corpo.
Medite diariamente, pensando sobre a tua vida e reorganize os pensamentos. Se você tem fé, se conecte com aquilo que te eleva, com o que te transcende. Reserve tempos semanais para algum tipo de lazer ou distração: leitura, conversas com parentes e amigos, assistir um filme ou episódio de uma série. Dedique alguns momentos por dia para desacelerar, pois isso terá um efeito positivo: reorganize suas emoções e reflita sobre o que está além dos problemas, assim como maneiras de resolvê-los ou minimizá-los.
Para conseguir efetuar tudo isso é preciso organização. Ter uma rotina organizada é uma questão de hábito, portanto, comece por coisas simples. Uma dica, por exemplo, é não iniciar o dia sem arrumar a cama onde você dormiu. Desempenhe suas funções diárias de forma ordenada. Talvez seja difícil começar essa mudança, então tente se organizar e antecipe o que for possível no dia anterior. Saiba qual será sua alimentação. Escolha na noite anterior a combinação de roupas que vai usar no dia seguinte. Tenha conhecimento claro sobre os seus horários, não viva correndo, como se estivesse constantemente atrasado, pois sua mente vai sentir uma agitação constante se você viver sempre acelerado. Mesmo que você esteja sem emprego, ou de férias, organize seus horários, mesmo que seja um dia de total lazer: a mente humana precisa de organização.
Essas dicas parecem básicas, mas muitas pessoas estão deixando de lado as coisas básicas. Falarei mais sobre elas nos próximos artigos, mas a minha dica agora é que iniciem o mês de dezembro criando uma base sólida para finalizarem o ano bem e iniciarem o próximo de uma forma bem positiva. Entendo que esse processo pode ser difícil para alguns, mas tenham certeza de que todos são capazes. Caso precisem, procurem ajuda!