Toda pessoa, em algum momento da vida, já sentiu ansiedade. Esse é um sentimento normal ao ser humano e em muitas situações não é prejudicial. Mas e quando ela se torna algo tão intenso que acaba prejudicando a vida da pessoa? Um período de ansiedade muito prolongado pode estar anunciando vários problemas, e um deles é a TAG, o transtorno de ansiedade generalizada.
É comum nos sentirmos ansiosos diante de algumas demandas da vida, como a necessidade de fazer uma prova importante, uma entrevista de emprego ou de uma situação com algum grau de periculosidade, como estar fazendo alguma trilha radical e se encontrar diante de um local onde pode-se cair de uma altura potencialmente perigosa. A ansiedade muitas vezes é um bom sinal de alerta, e em situações do tipo serve para nos lembrar de que devemos focar nossa atenção em algo específico. Mas e quando a ansiedade vem e a pessoa não entende o motivo, ou então a tem de forma irreal ou desproporcional ao momento que está vivendo? Muitas pessoas têm esse tipo de ansiedade, chamada de TAG, ou transtorno de ansiedade generalizada.
O transtorno de ansiedade generalizada geralmente é diagnosticado quando a pessoa apresenta os sintomas por um período mínimo de seis meses, vivenciando-os na maior parte dos dias dentro desse período. Sintomas como o excesso de preocupação, dificuldades de dormir (ou insônia), fadiga, cansaço excessivo, desânimo, irritabilidade, dificuldade de concentração, dores musculares, dores de cabeça, são alguns dos sintomas frequentemente relatados por pacientes com TAG. Geralmente, além do período excessivo de preocupação, o paciente tem três ou mais sintomas. Se a pessoa se enquadra nessa realidade, é hora de buscar ajuda do profissional de psicanálise.
A origem da TAG ainda está sendo estudada, mas tanto fatores da vida pessoal da pessoa, como fatores genéticos ou da química do cérebro podem contribuir para o seu desenvolvimento. O tratamento do transtorno de ansiedade generalizada é feito por meio de terapia e muitas vezes necessitará do auxílio de remédios. Esse trabalho multidisciplinar, em muitos casos, será fundamental, onde o profissional de psiquiatria atuará com os medicamentos que auxiliam nas questões físicas da pessoa, enquanto o psicanalista atuará com as questões de ordem emocional. Sei que, algumas pessoas têm restrição com o uso de medicamentos, mas lembro que, no caso da necessidade de se tomar algum fármaco, o tempo de uso será determinado pelo profissional de psiquiatria, e que esse uso, muitas vezes, não é contínuo, tendo um tempo determinado para acabar. Entretanto, antes de tudo, marque uma consulta com o profissional de psicanálise, para ele ouvir atentamente as suas ansiedades e assim poder te instruir sobre como o tratamento irá ocorrer.
A pessoa com TAG precisa reorganizar os pensamentos de acordo com cada acontecimento da vida, reagindo a cada um deles de acordo com a ação que cada acontecimento exige na realidade – algumas preocupações pedem que apenas as ignoremos, o que é algo muito difícil para uma pessoa com TAG fazer.
A origem do transtorno muitas vezes tem causas graves, como um trauma, uma violência ou um cenário constante onde a pessoa é humilhada e diminuída. Também pode ter origem em inseguranças que a pessoa tem cultivado há muito tempo e que ela transportou para outros cenários, como alimentar constantemente o medo de ser demitida do trabalho ou que a pessoa que ela tanto ama pode em breve dar fim ao relacionamento que vive com ela, por exemplo. Tendo desenvolvido o transtorno de ansiedade generalizada, geralmente, a pessoa passa a se preocupar em excesso com os demais desafios da vida, ou muitas vezes cria problemas irreais a partir de uma premissa menor, ou simplesmente especulativa. Como seu corpo e sua mente se acostumaram à sensação de alerta constante, várias outras situações da vida se confundem com essa sensação e a pessoa passa a vivenciá-las com a mesma preocupação que somente situações bem específicas exigiriam. Entretanto, isso não é motivo para não procurar ajuda, pois independente da razão, a ansiedade que a pessoa sente é para ela tão ruim e merece um tratamento com a mesma preocupação, afeto e atenção como todos os outros motivos que exigem um tratamento com um profissional de psicanálise, então, não sinta vergonha de procurar ajuda.
Se você se sente desta maneira, busque ajuda profissional agora mesmo. A terapia vai te ajudar a compreender o que você sente e como deverá trabalhar com as próprias emoções, com técnicas que vão te auxiliar a colocar cada sentimento em seu devido lugar e também a descartar as preocupações desnecessárias que só atrapalham o seu dia a dia, e em breve você se sentirá muito melhor.