O fim de semana reserva para a maioria das pessoas oportunidades de fazer coisas que não são fáceis durante a semana, como algum programa com os amigos e a família, fazer uma viagem rápida, etc. Essas coisas, via de regra, são mais fáceis de serem realizadas durante o fim de semana, por esse motivo é muito comum vermos nas sextas-feiras as redes sociais e status do WhatsApp repletos de fotos e frases, indicando que “sextou”. Mas será que isso é realmente uma coisa boa?
Realmente, não há problema nenhum em querer fazer coisas diferentes e descansar aos finais de semana. Isso é, inclusive, muito saudável. Entretanto, muitas pessoas têm caído em um sistema de pensamentos que os aprisiona, que é viver a vida esperando o fim de semana chegar.
Quantas pessoas vemos que já começam a ficar um pouco tristes ao final do domingo, só de imaginar que em algumas horas vai dormir e uma nova semana de trabalho / estudos terá início? Se você se sente assim e sua semana geralmente é muito cansativa, é hora de buscar ajuda para entender o que realmente está acontecendo.
Devido a pressão do dia a dia e todo o dinamismo que a vida atual exige, muitas pessoas sentem que não podem fazer muitas coisas durante a semana, além de suas obrigações, por isso esperam tão ansiosamente que a sexta-feira chegue. Mas diferentemente da sensação de demora que as pessoas têm para a sexta-feira chegar, o fim do domingo chega como se na velocidade da luz. Isso traz, para muitas pessoas, a ideia de que deve-se extravasar naquele curto período de tempo, e muitas delas acabam entrando em verdadeiras armadilhas psicológicas.
Pense comigo. É uma vida boa de ser vivida aquela onde a pessoa se sente aprisionado em 5 dias e livre em 2? Claro que não! A solução para isso está em equilibrar as coisas e começar a ver o valor do que se faz no dia a dia. O trabalho tem um sentido de ser. Os estudos tem um sentido de ser. Quando se começa a encontrar alegria em estar fazendo essas coisas, o começo da semana de trabalho / estudos não difere muito do fim da mesma semana de labuta.
Por isso, é excelente ter hobbies e atividades que se possa fazer durante a semana. Se você, ao chegar em casa, tem tarefas a realizar, é possível fazer uma organização para se ter mais tempo. Depois, pode-se aproveitar o restante do dia para fazer algo com seu cônjuge, familiares e filhos. Ver um filme, assistir um série, ler um livro, tudo pode ser feito, acompanhado ou sozinho, para se distrair e não sentir-se que a semana é apenas de obrigações e preocupações. Uma excelente estratégia é também realizar uma atividade física, como fazer uma caminhada, ir a academia ou algum tipo de dança. É sabido que praticar atividades físicas e ter hobbies é extremamente importante durante toda a vida e auxilia demais no processo terapêutico. Se tem dúvidas sobre isso, o profissional de psicanálise pode te explicar e você pode, junto com ele, falar sobre as coisas que mais você entende que podem ser boas para você fazer no seu dia a dia.
A vida é para ser vivida de uma forma tranquila, alegre e serena todos os dias. Lógico que a vida tem seus desafios e obstáculos, mas mesmo assim todo dia pode ser bom e ser vivido na plenitude. Todos devemos buscar viver assim, e quando conseguimos, até os fins de semana se tornam mais agradáveis, pois eles surgem após uma semana inteira vivida com satisfação.