Como se processa um tratamento analítico?

A análise é uma parceria entre o analisando e o analista, no curso da qual o primeiro se torna consciente da origem oculta de suas dificuldades. Não é uma tomada de consciência intelectual, mas emocional. Na análise tradicional, o analisando deita-se no divã e procura dizer tudo que vem à cabeça permitindo, dessa forma, que apareçam aspectos da mente não acessíveis a outros métodos.

O analista ajuda a organizar os conteúdos inconscientes conjuntamente com o analisando que, a partir daí, aprimora, corrige, rejeita e adiciona mais pensamentos e sentimentos. Durante o tempo em que uma análise acontece, o analisando entra em contato com esses “insights”, examina-os repetidamente com o analista e os observa na vida diária, nos devaneios e nos sonhos.

Analisando e analista unem-se no esforço não só de modificar padrões de comportamento insatisfatórios e remover sintomas incapacitantes, mas também para ampliar a liberdade de trabalhar e amar.

A pessoa não precisa sentir necessidade de tratamento para obter benefícios com a investigação psicanalítica. O desejo de se conhecer melhor e de funcionar melhor no mundo podem ser motivações suficientes.

Um tratamento psicanalítico envolve sessões regulares de 45 ou 50 minutos, preferencialmente de três a cinco vezes por semana, por tempo indeterminado. A alta frequência e o tempo prolongado da terapia são condições importantes para o acesso ao inconsciente e para a modificação dos seus conteúdos.

Postagens recentes

Compartilhe:
Facebook
X (Twitter)
LinkedIn
Pinterest

Artigos relacionados

Faça seu filho pensar grande1
Faça seu filho(a) pensar grande
Como criar valores que ajudam no crescimento e na confiança da criança Criar bons valores nos...
Leia mais
Como ter um ano mais produtivo1
Como ter um ano mais produtivo?
Hábitos simples que tornam sua rotina mais leve e eficiente Com a chegada de um novo ano, é natural...
Leia mais
O que está tirando o seu foco1
O que está tirando o seu foco?
Como o mundo digital interfere na sua atenção e na sua vida real É cada vez mais comum ouvir pessoas,...
Leia mais